Para explicar sobre a intensidade das atividades físicas, o professor de Educação Física do Augustinho mostrou esta figura abaixo, que foi retirada da página 285 de um livro bem interessante chamado Eating well for good health.
Embora os termos estejam em inglês, não é difícil de entender. Pelo formato, pode-se notar que as atividades físicas variam da menos para a mais intensa. Do nível 1 ao 3, são atividades físicas leves como ficar deitado, sentado, ler um livro e se vestir. No nível 4, a intensidade aumenta em atividades físicas como caminhar e jardinagem. No nível 5, há atividades físicas moderadas como dançar e andar rápido. No nível 6, está a corrida, atividade escolhida por Augustinho, classificada como de alta intensidade.
​
O método utilizado para representar o gasto de energia na figura abaixo é a proporção (divisão) entre o exercício realizado e o gasto de energia de um indivíduo em repouso.
​
Augustinho comenta que: "Essa foi uma maneira simples e sem cálculo que meu professor mostrou para nos ajudar a identificar as intensidades das atividades físicas. As intensidades podem variar de pessoa a pessoa. Daqui a pouco, eu vou pedir a sua ajuda para monitorar a intensidade da minha corrida".
​
​