top of page

Glossário sobre Autorregulação para a Saúde

Nesta parte, você poderá buscar explicações sobre alguns termos e expressões relacionadas à autorregulação para a saúde ao longo do Tema 1 da história do Augustinho.

 

Os termos e as expressões estão divididos na lógica da autorregulação, ou seja, para alcançar uma meta é preciso planejar, executar e avaliar se deu certo ou não, a fim de manter o modo de execução ou de fazer os ajustes necessários.

Planejamento
Execução

1. Meta --> Um objetivo a ser alcançado. Um exemplo de meta de saúde de curto prazo é reduzir o consumo de refrigerantes por semana. Augustinho estabeleceu perder pouco peso por semana.

2. Ajuda social --> É a ajuda de amigos, parentes e outras pessoas para lidar com situações difíceis durante a execução. Augustinho pediu para conversar com o pai, a mãe e com amigos para lidar com suas angústias ao longo processo de perda de peso. É importante verificar com quem você poderá contar no processo de autorregulação. 

3. Planejamento Estratégico --> São estratégias usadas para evitar problemas que podem vir a ocorrer. Depois de estabelecer uma meta, você pensa em quanto tempo e como vai cumpri-la. E se algo der errado, o que fazer? É uma forma de tentar antever o que pode dar errado e buscar formas de evitar isso. Augustinho sabia que contaria com a ajuda dos pais nas situações difíceis e que tentaria evitar comer besteiras, por exemplo.

1. Foco --> É meio literal mesmo. Significa manter a atenção direcionada ao cumprimento da meta estabelecida. Augustinho pensava o tempo todo em conquistar a menina "dos sonhos". Depois, passou a direcionar seus esforços cognitivos e mentais para se agradar. 

2. Representação mental --> É uma estratégia parecida com aquela utilizada por atletas de alto nível. Eles imaginam exatamente o movimento que irão fazer na hora de executar um "salto em altura", por exemplo. Na nossa história, Augustinho imaginou o que poderia dar errado: se houvesse besteiras disponíveis, o que faria? Isso pode servir positiva ou negativamente.

3. Automonitoramento --> Controlar as ações durante o cumprimento da meta. Augustinho usou aplicativos de celular para anotar o que comia, por exemplo. Outras pessoas usam diários, gravam em vídeo ou áudio.

4. Coping --> São as maneiras pelas quais as pessoas lidam com dificuldades, obstáculos ou frustrações relativas ao cumprimento das metas. Em geral, as pessoas devem buscar a ajuda de parentes, de amigos ou de profissionais especializados. Augustinho fez isso, quando soube do namoro da menina.

5. Distratores --> Fatores que podem desviar a pessoa da meta. Exemplo: o biscoito recheado na escola do Augustinho. 

Avaliação

1. Autoavaliação --> Refletir e avaliar sobre como foi o desempenho ao longo do processo de cumprimento da meta. Augustinho reconheceu que errou e fez alguns ajustes para continuar sua meta de perder peso.

2. Reações pessoais --> As pessoas reagem positiva ou negativamente em relação ao desempenho durante o cumprimento da meta. Augustinho se demonstrou feliz por ter conseguido cumprir as metas semanais, mas demonstrou desconforto quanto à dificuldade de perder peso. Disse que é difícil e requer esforço. 

© 2016 por Bruno dos Santos Gouvêa. Criado com Wix.com

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page